Vamos dizer SIM ao concurso público para GMs

03/06/2012 17:48

VAMOS DIZER SIM AO CONCURSO PÚBLICO PARA GUARDA MUNICIPAL!

Projeto de lei que autoriza o concurso público para provimento do efetivo da Guarda Civil Municipal do Jaboatão dos Guararapes será votado nesta segunda-feira, 4.6.2012, às 11h na Câmara de Vereadores.

Um companheiro perguntou-me qual a importância de nos fazermos presentes à Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, 4.6.2012, quando será votado o projeto de lei que autoriza a realização do concurso público para provimento do efetivo da GCMJG e da SETT (Agentes de Trânsito).
Argumentou o referido companheiro que tal projeto de lei, por se tratar de investimento na área social, é de interesse e de obrigação do prefeito e vereadores aprová-lo, sendo, portanto, desnecessária a presença dos guardas municipais na Câmara.
A princípio, não refutei os argumentos do citado companheiro, pois me senti na obrigação de refletir melhor acerca da necessidade ou não de nos fazermos presentes à Casa Legislativa.
Pois bem, feita a reflexão, concluí que, SIM, é de suma importância a presença do maior número possível de guardas municipais no evento em questão.
Justifico:

1.    Sempre que houver aumento do efetivo da GCMJG haverá concomitantemente abertura de vacância nos cargos das classes hierarquicamente superiores. Logo, essa vacância de cargos deverá ser preenchida por meio de promoção/classificação, e, pelo menos em tese, todos os guardas municipais almejam ascensão na carreira, ou será que não é assim?
2.    Ou se promove a oxigenação do efetivo da GCMJG agora ou nossa corporação estará fadada à extinção nos próximos anos – haja vista a redução progressiva dos seus efetivos seja por aposentadorias, mortes, exonerações, afastamentos, etc.
3.    É interesse e dever da Guarda Civil Municipal bem servir à sua clientela com a presteza e a eficácia necessárias, garantindo e mantendo a segurança, a preservação e a continuidade dos serviços públicos, dos próprios municipais, dos logradouros e equipamentos públicos, e, principalmente, do cidadão que clama por socorro – atividades estas bastante prejudicadas em face da escassez dos efetivos. Assim, a oxigenação dos quadros da GCMJG faz-se imprescindível e inadiável.
4.    Cabe a nós, guardas municipais, demonstrarmos à atual gestão municipal, aos integrantes deste parlamento bem como à sociedade jaboatonense que queremos, sim, ser bem remunerados e ter condições de trabalho dignas, mas que também nos interessa prestarmos serviços de excelência à sociedade jaboatonense, destinatária dos serviços públicos essenciais, dentre eles a segurança pública.

Muitas outras justificativas poderiam ser acrescidas a estas se quiséssemos aprofundar a discussão em torno da necessidade ou não de nos fazermos presentes à votação do aludido projeto de lei, no entanto, acredito que estas sejam suficientemente robustas para debelar argumentos contrários.

COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS GUARDAS MUNICIPAIS, VAMOS LOTAR O PLENÁRIO DA CÂMARA DE VEREADORES DO JABOATÃO, NESTA SEGUNDA-FEIRA, DIA 4.6.2012, E MOSTRAR QUE SOMOS UMA CATEGORIA UNIDA, CIENTE E MERECEDORA DA RELEVANTE FUNÇÃO SOCIAL QUE NOS É CONFIADA E DOTADA DE GRANDE PODER DE MOBILIZAÇÃO.

Sem união perdemos a força, sem força perdemos a luta.

Guarda Municipal: braço amigo e protetor.

Um grande abraço-azul-marinho.


GM Subinspetor Paulo Sergio Lemos
Vice-Presidente do SINDGUARDAS/JG

SINDGUARDAS/JG – o nosso sindicato!


SE HOUVER UNIÃO ALCANÇAREMOS NOSSOS OBJETIVOS